28/12/2012

NENHUMA SAUDADE DAS ESCOLA!

Barangas, eu matei muito pouca aula. Algumas pra namorar, outras pra fazer muita merda! Matei até aula particular e aula de teatro (Porque tinha coisa muito mais interessante pra fazer). Mas depois de ler o livro 'Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil', do Leandro Narloch, eu poderia ter praticamente eliminado a matéria do meu currículo escolar...

A questão dos negros não é tão estranha assim, pois o autor diz que qualquer negro que era alforriado e juntava um dinheirinho, comprava logo um irmão, quero dizer, escravo. Naquela época era comum ter escravos como temos hoje empregadas domésticas (que pode ser considerada a mesma coisa...). Um exemplo é o filme Xica da Silva, do Cacá Diegues, que aborda bem essa questão. Xica se liberta rodeada de escravos para serví-la... Mas a questão mais polêmica que o autor aborda é o fato do líder negro Zumbi dos Palmares ter escravos...

Outras coisas também são bem batidas, como a questão do samba, que é feito por gente de classe média (Noel Rosa) e os guerrilheiros comunistas, que queriam fazer do país uma ditadura (Quantos agora estão nos bancos dos réus). Mas o que mais me impressionou foi saber que quem mais matou índio no Brasil foi o próprio índio. João Goulart favorecia empreiteiras (segundo o jornalista Samuel Wainer, no livro Minha Razão de Viver), coisa corriqueira hoje no Rio, né? Não adianta contar pra vocês, é uma leitura obrigatória pra quem quiser entender melhor o país. É um livro polêmico, mas bem documentado, o que me causou raiva das minhas professoras de história, mas talvez elas não tivessem acesso a essas informações. Um bom presente para amigos e inimigos, mas principalmente para si mesmo!

Nenhum comentário: