10/11/2015

Saiba como evitar a queda de cabelo



A afirmação de que lavar o cabelo diariamente provoca aumento na queda de cabelos é falsa. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma em outro momento. Da mesma forma, lavar o cabelo com água quente não faz cair os cabelos, a não ser em pessoas que apresentam dermatite seborreica – o calor da água estimula a oleosidade, piorando a doença e então, sim, estimulando a queda. Usar água filtrada para lavar o cabelo é outro mito, pois isso não interfere na perda de fios. Da mesma forma, secar ou não os cabelos depois de lavar não interfere no volume de fios que caem.

Quanto ao alisamento ou uso de tinturas, podem provocar enfraquecimento dos fios, tornando-os fracos, quebradiços e com pontas duplas. Porém, se os produtos forem usados corretamente, com intervalos de pelo menos 30 dias, não vão interferir na queda do cabelo. O uso de secador e chapinha também não interfere mas pode causar a quebra dos fios em função da alta temperatura.

O que pode ser considerado verdade em relação às causas da queda de cabelo: dormir com o cabelo molhado facilita a proliferação de fungos. Prender o cabelo traciona os fios, o que pode causar um rompimento definitivo. No período do inverno, a pele recebe menos luminosidade, reduzindo o estímulo para a divisão celular, por isso com o frio os cabelos caem mais e nascem mais devagar, pelo enfraquecimento da raiz. Nessa época também aumenta a incidência da caspa.

Outros fatores interferem na queda de cabelos e estão longe de serem mitos. O estresse, a ansiedade e a depressão influem diretamente na perda dos fios, podendo inclusive levar à calvície. A alimentação é outro fator importante. Uma dieta rica em proteínas, vitamina B, ferro e sais minerais garante imunidade ao organismo e evita o problema da queda de cabelo.

Medicamentos para queda de cabelo funcionam?

Alguns sim, outros não. Mas tudo depende de um conjunto de cuidados que a própria pessoa deve ter, levando em consideração as possíveis causas da queda no seu caso. Entre os medicamentos mais conhecidos e que ajudam na queda de cabelo estão:

Vitaminas

O fator chave para o crescimento do cabelo é uma dieta rica em vitaminas. Todas contribuem para a melhoria dos fios, mas algumas são fundamentais na restauração do folículo, como a vitamina B, uma das melhores para o crescimento do cabelo; a vitamina A, que se não for fornecida nas quantidades adequadas ao corpo, leva à perda de cabelo; e a vitamina E, que ajuda na melhoria da textura dos fios.

Minerais

A falta de minerais como silício e zinco enfraquece não só o cabelo mas também unhas e pele, por exemplo. Para ajuda a evitar e prevenir a queda de cabelo, é importante comer ostras, fígado, leite e farelo de trigo. O zinco tem ação principalmente quando os pacientes são idosos, e os seus cabelos vão ficando finos e frágeis.

Fonte: http://corpoeestetica.com/

Nenhum comentário: