26/10/2012

RECEITA DE BELEZA PARA VELHOTAS

"Tempo, tempo, tempo, tempo és um senhor tão bonito", cantava Mano Caetano Veloso no disco 'Cinema Transcedental', em 1979. Bota tempo nisso, eu ainda era uma garotinha. E conheço bem a passagem dele. Dificuldades pra manter o peso, pálpebras caídas, marcas de expressão acentuadas, pés de galinha, manchas brancas e vermelhas pelo corpo. E eis que agora, o jornal inglês “Daily Mail” traz novas informações mais desesperadoras ainda: mudanças sutis como nariz maior, dentes mais longos e amarelados, orelhas gigantes e cabelos menos volumosos. Não se desesperem barangas. A matéria indica como amenizar toda essa sacanagem temporal!

Segundo o otorrinolaringologista do London’s St Bartholomew’s Hospital, Santdeep Paun, ao envelhecermos, nossas bochechas perdem gordura e volume, tornaldo o nariz bem mais aparente. Popularmente conhecido como o 'efeito Pinochio', mas esse desespero tem solução: tem que passar o protetor solar para não ficar com narigão de bruxa! E até exercícios são indicados. Empurre a ponta do nariz com o dedo indicador e, em seguida, puxe-a para baixo. Ao mesmo tempo, puxe o lábio superior em direção às narinas. Repita isso por 35 vezes para impulsionar a circulação da área.

A dentadura também se torna mais aparente, pois a gengiva se retrai e vai perdendo volume. Com os excelentes hábitos de algumas mocreias como beber café, mate, vinho e fumar, os dentes escurecem, aí a casa cai de vez. Claro que escovar os dentes em movimentos circulares evita o desgaste do tecido da gengiva. E para clarear nada melhor do que consultar o seu dentista para saber o melhor tipo de clareamento para os dentes. E também evitar essas baboseiras todas que escurecem a dentadura!

O orelhão também fica mais aparente, porque a gente vai perdendo o colágeno. Então a solução é aplicar hidratante e protetor solar. E nem preciso dizer que devemos evitar aqueles brincos que pesam quilos e esticam ainda mais as orelhas. E às vezes, em alguns casos as orelhas rasgam e aí só mesmo um cirurgião plástico para resolver a situação.

A cabeleira também diminui, além de ficar branca (tasca a tinta). Os fios se tornam mais finos e frágeis, porque a circulação fica devagar, quase parando, e as toxinas começam a acumular no bulbo capilar. Uma M. total! Se você não fizer massagens e esfoliações na cachola e usar condicionador nas pontas, vai ter que recorrer às perucas Lady, tá?

As dicas estão aí, consulte o seu dermatologista ou o geriatra mais próximo. Ou se preferir, corra e abrace o Pitangy! Porque pelo visto, nem sempre a panela velha, faz a comida boa...

Nenhum comentário: