16/10/2012

SÓDIO: MAIS UM VILÃO, O QUEIJO BRANCO

Boas lembranças de quando eu passava férias escolares lá em Cachoeiro de Itapemirim (ES), com meu avô. Ele era dublê de fazendeiro e livreiro. Acordávamos sem dó nem piedade antes do galo cantar, às 4 da matina! Mas valia a pena. Bebíamos o leite tirado da vaca, o que sempre me causava diarreia, pela óbvia falta de costume. Pegava couve fresquinha e ainda tinha o queijo que também era produzido lá. Meu avô partiu faz tempo, a fazenda foi vendida e a conclusão que chego é a de que não podemos confiar em mais nada que seja industrializado. 

Hoje me deparo com a notícia de que o queijo branco é um grande vilão. Nunca confiei muito nele. Há tempos ele era o campeão em coliformes, alguns é melhor a gente nem identificar. Sem contar que se a intenção da baranga é emagrecer, tem que escolher o tipo mais light: ricota ou cottage. Agora descobriram que ele está lotado de sódio. E o que significa isso? Significa que você vai se ferrar porque sódio em excesso aumenta o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, catarata, pedra nos rins e câncer de estômago, tá bom pra você?

Então o que a gente deve comer? Ainda voto em legumes, verduras,  frutas e o queijo de soja (tofu), de preferência sem o agrotóxico. Aí você vai me dizer um pouco mais caro! Talvez, mas ultimamente o preço anda bem mais em conta. Tudo sem agrotóxico é mais saboroso. E o principal motivo para trocar os seus velhos hábitos: você terá uma vida mais saudável e economizará com médicos, medicamentos e internações!  Pesquise um pouco aí no seu google sobre a medicina chinesa. Que tal ler um livrinho ou o blog da Sônia Hirsch

Nenhum comentário: