30/01/2014

DESIDRATAÇÃO: CUIDADO COM O SOL, ELE VAI TE PEGAR!

Barangas do meu Brasil, pensei em fazer uma matéria, mas achei melhor fazer um relato! Em 1997 eu tive desidratação. Pois é, eu pensava que só crianças corriam o risco. Eu era jovem (não vamos falar de números) e estudava cinema na Universidade Estácio de Sá. Morava em Botafogo e para chegar na faculdade pegava o metrô, saltava na Praça Afonso Pena e caminhava até a Estácio pela Rua do Bispo. 

Mas um belo dia eu cheguei na faculdade e desmaiei, levada ao posto de atendimento médico foi constatado: desidratação. O resultado foi ficar uma semana de repouso tomando soro, gatorade e água de coco. Com o bafão que tá aqui no Rio e em outras cidades, quando posso, evito sair nos horários entre 10 e 18h (Estamos no horário de verão, então tira uma hora dessa brincadeira).



Nem as minhas cachorras escapam, se a sensação térmica tá uns 40° / 50°, elas só passeiam a partir das 22h. A questão é séria! Use e abuse da água e do protetor solar e se passar mal, procure um médico urgentemente. Os sintomas da desidratação, segundo o Dr. Dráuzio Varela são: sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.  Dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca também podem estar associados aos episódios de desidratação.



EVITE A DESIDRATAÇÃO

- Beba bastante líquido, pelo menos dois litros por dia.

- Verifique se as crianças e os idosos estão tomando a quantidade de líquido necessária para manter a boa hidratação do organismo. 

- Use roupas leves e evite a exposição direta ao sol nos dias muito quentes.

- Não pratique exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

- Lave bem as mãos antes das refeições e depois de ter usado o banheiro.

- Certifique-se de que os alimentos que serão ingeridos crus foram corretamente preparados.

Nenhum comentário: