29/01/2014

ATENÇÃO: SAL EM EXCESSO PODE CAUSAR DOENÇAS

Não adianta evitar gorduras e malhar  se você se entope de sal. Consumimos, em média, o dobro da quantidade de sódio recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) por dia: de 5g diários, ingerimos 10g. O sal é um dos vilões das dietas e seu uso e abuso está relacionado a uma série de complicações, especialmente a hipertensão arterial. O condimento está na mira dos médicos.

Apesar de ser necessário para o corpo poder equilibrar o volume de líquidos dentro dos vasos sanguíneos e garantir o bom funcionamento do cérebro, é preciso cautela. O consumo excessivo pode levar ao aumento do volume de sangue, causando uma pressão maior nos vasos. Com isso, aumentam as chances de desenvolver hipertensão arterial.

“Com as artérias prejudicadas, que são responsáveis pela irrigação de vários órgãos, há grande probabilidade de uma série de doenças, como derrame, cegueira, insuficiência renal, problemas cardiovasculares, entre outras. E justamente por ter esse poder devastador é que a hipertensão é tão perigosa. Para a doença renal crônica, por exemplo, ela é uma das principais causas", explica a Dra. Silvana Kesrouani, diretora dos Institutos de Nefrologia de Mogi das Cruzes e de Suzano,

Os números são alarmantes! No Brasil, segundo o censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia de 2011, 35% dos doentes renais crônicos eram hipertensos e 27% diabéticos.

Confira algumas dicas para reduzir o consumo de sal:

• Use o mínimo possível, substituindo-o por ervas como salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, alho, manjericão, entre outras.

• Tente não colocar mais sal nos alimentos e tire o saleiro da mesa.

• Evite embutidos (linguiça, salsicha), frios (mortadela, presunto), frutos do mar (camarão), defumados e carnes salgadas (bacalhau, carne-seca).

• Evite conservas (pepino, azeitona, patês e palmito), enlatados (extrato de tomate, milho e ervilha) e maionese pronta.

• Restrinja o consumo de glutamato monossódico.

• Aperitivos como batata frita, amendoim  e castanha de caju devem ser consumidos com moderação.

• Leia atentamente os rótulos e compare os produtos com menor teor de sódio.

Nenhum comentário: