23/06/2015

Hospital e Maternidade São Cristóvão oferece aulas gratuitas de Pilates na Mooca, em São Paulo


O Pilates está ganhando cada vez mais adeptos entre os brasileiros, a prática está invadindo academias e estúdios das grandes cidades e se tornando a menina dos olhos de quem busca condicionamento físico e saúde. Ele foi criado durante a Primeira Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates e não se concentrava apenas em exercícios padronizados, para cada um que aplicava a técnica, Pilates alterava o plano de exercícios, após sua morte o método sofreu influências do Yoga, artes marciais e de técnicas de meditação.


Milena Ventura explica, “O Pilates é um exercício físico e também de alongamento, em que utilizamos o peso do próprio corpo para executar os movimentos. Todo esse trabalho de alongamento ajuda a fortalecer a musculatura o que faz a técnica se tornar a queridinha de quem não gosta muito de academia, caminhadas e corridas”.

O fisioterapeuta Renato Coelho ressalta, “A prática frequente proporciona o fortalecimento do corpo de forma integrada, melhora a respiração e ainda desenvolve uma consciência corporal e a coordenação motora, principalmente para pessoas da terceira idade”. Parece um tipo de exercício leve e fácil, mas todos os movimentos dependem de muito esforço. Segundo a fisioterapeuta Fernanda Basile, “Em um treino básico para iniciantes com uma intensidade baixa o aluno pode queimar cerca de 210 calorias por hora, podendo chegar até 450 dependendo de cada organismo”.



O Pilates é indicado para todos, sem contraindicações, a não ser as restrições de ordem médica. A prática é oferecida gratuitamente pelo Hospital e Maternidade São Cristóvão no Parque Sabesp Mooca todas as segundas-feiras, às 17h e todas as quartas e sextas-feiras às 7h30. As aulas são ministradas pela equipe do São Cristóvão Saúde.

Serviço: Parque Sabesp Mooca – Radialista Fiori Gigliotti. Av. Paes de Barros, 2.107, Mooca, São Paulo, SP. As segundas às 17h30, quartas e sextas às 7h30. Inscrições: De segunda a sexta das 8h às 17h na administração do parque.

Nenhum comentário: