19/07/2015

Saiba como evitar a tendinite, inflamação causada pela repetição dos movimentos


Tendinite: o que é? Causas e sintomas

Dias e dias repetindo os mesmos movimentos. Seja carregar caixas, digitar no computador, escrever relatórios à mão ou organizar documentos. Esses movimentos que parecem pouco desgastantes, quando levados em consideração em uma escala de tempo longa, podem acarretar lesões incômodas e persistentes: as conhecidas tendinites.

O Dr. Sergio Cortes, especialista no assunto, alerta que são justamente esses movimentos repetitivos os principais causadores das tendinites. “O perigo está justamente em deixar de tomar cuidado quando realizamos tarefas rotineiras e simples, como os movimentos demandam pouco esforço é propício pensarmos que são inofensivos ao corpo”.

As tendinites são inflamações de um ou mais tendões. Normalmente iniciam com um processo de sobrecarga do tendão, ou seja, um uso crônico e prolongado de movimentos. Os primeiros sintomas são inchaço no tendão, dor e vermelhidão local. Pode haver dificuldade em movimentar a área afetada em função da dor. “Começa com uma leve dor, um alarme do corpo, mas como na maioria das vezes essa dor é suportável as pessoas não fazem nada”, revela o médico.


Prevenção e tratamento

Nesse “não fazer nada” que reside o perigo. Uma vez instaurado o quadro de inflamação nos tendões é bem comum que se torne reincidente. Até porque no local onde ocorrem as tendinites são os de maior uso por parte do paciente no dia-a-dia. O ideal é sempre estar atento aos sinais do corpo e procurar maneiras de prevenção, pois uma vez existente a inflamação dos tendões torna-se uma doença mas de difícil cura.

Trabalhos que exigem movimentos repetitivos devem ser acompanhados de alongamentos para fortalecer os tendões da área utilizada. Para uma prevenção eficiente faça alongamentos em torno de 40-50 minutos por dia, pelo menos três vezes por semana.


Outra alternativa é a prática de academia. Aliando a prática de academia junto com os alongamentos as chances de desenvolver a doença são reduzidas e evita-se no futuro um tratamento com anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia. É uma doença que causa bastante prejuízo no decorrer do trabalho. “Atrapalha o tempo todo, dói”, afirma o bancário Elton Griebeler que trabalha todos os dias com o uso do computador.


O principal é estar atento aos sinais que o seu corpo está lhe passando. Uma leve dor em algum dos tendões já um sinal de que algo não está correndo bem: ou se faz alguma coisa a respeito, ou o quadro de inflamação nos tendões vai sorrateiramente se instaurando. Consulte um médico.



Nenhum comentário: