07/09/2015

Emagrecimento: Só existem dois tipos de dietas, escolha a sua

Por Dr. Cyro Masci*



Resumindo os conhecimentos que a ciência tem sobre emagrecimento, vamos chegar a dois tipos básicos de dieta. O primeiro tipo é baseado em Planejamento Alimentar. E o segundo tipo é feito por um Sistema de Contagem. Existem vantagens e desvantagens para cada tipo, e é importante você saber as diferenças.

As dietas baseadas em Planejamento Alimentar são fechadas, fornecem um cardápio detalhado para cada refeição. Por exemplo, você deve comer uma torrada com geleia de frutas com um copo de suco de vegetais no café da manhã. É isso e ponto final.

Já as dietas baseadas em Sistema de Contagem fornecem uma tabela de alimentos que você pode escolher, desde que não ultrapasse certo número de pontos, e que refletem uma quantidade de calorias. Sempre que você encontrar uma tabela de alimentos que podem ser ingeridos até alcançar certo número de pontos estará diante de um Sistema de Contagem.


Na hora de escolher considere as vantagens e desvantagens de cada uma

Nas Dietas por Planejamento você não tem muitas opções, a regra é clara: coma isso e só isso. Para quem está começando uma mudança alimentar pode ser interessante, já que não há necessidade de escolhas, não é preciso montar cardápios. Do lado negativo, esse sistema dificilmente é seguido a médio e longo prazo, já que o sistema não leva em conta que nem sempre os alimentos prescritos estão disponíveis, nem prevê situações mais particulares, como festas ou viagens.

Já nas Dietas de Contagem fica bem mais fácil adaptar a orientação aos seus hábitos e estilo de vida, você pode incluir o que gosta de comer na sua rotina. A desvantagem é que esse tipo de dieta muitas vezes conta os pontos sem considerar se a escolha é a mais saudável para seu organismo, e exige um pouco de planejamento daquilo que você irá comer.

Seja qual for sua escolha, ao planejar sua dieta junto ao seu profissional, coloque como prioridade que ela seja saudável, com uma variação razoável. O que importa realmente é que seu peso corporal reflita uma boa saúde, ou seu corpo irá reagir e você vai voltar a engordar outra vez.


Fonte: Cyro Masci é médico clínico geral e psiquiatra

Contato: www.masci.com.br

Nenhum comentário: