12/11/2015

Superdosagem de suplementos de proteína pode gerar doença renal

Por  Dr. Rui Alberto Gomes - nefrologista


O uso exagerado de suplementos alimentares e vitaminas pode estar colocando em risco a saúde da maioria das pessoas que faz academia hoje. Isso porque o excesso protéico pode acelerar ou causar lesões nos rins silenciosas e formar cálculos renais. Este é um mercado crescente no Brasil, com 5 milhões de consumidores em 2014, e com crescimento médio de 25% ao ano no país. Só no ano passado, foram gastos R$ 940 milhões na compra de suplementos no Brasil, de acordo com dados da Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais).

Segundo o nefrologista Rui Alberto Gomes, do Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, é preciso seguir a orientação de profissionais adequados para atingir o objetivo. “No mundo fitness, geralmente a busca é pela hipertrofia muscular e muitas vezes, na ânsia pelo corpo perfeito, principalmente os jovens preferem algo que traga um resultado extremamente rápido, sem nem procurar uma boa orientação profissional. Na maioria das academias a indicação de suplementos se dá livremente, sem a devida avaliação, o que é bastante perigoso.”

Gomes salienta que a população em geral deve consumir 0,8g de proteína por peso (kg) por dia. Para quem pratica exercícios físicos, a quantidade sobe para 1,2g até 1,4g por peso. Para atletas de alto rendimento, a quantidade vai para 1,7g. Na realidade, o consumo chega a 3g por quilo de peso. “Uma boa alimentação tem que ter as proporções de carboidratos, proteínas e gordura. A quantidade certa dos alimentos vai garantir um aumento de massa muscular sem risco para a saúde, no entanto, as pesquisas têm apontado que esses atletas consomem quase o dobro do recomendado.”

Os riscos dessa ‘superdosagem’ incluem aumento da carga ácida no organismo, aumento da retirada de cálcio dos ossos, aumento da excreção de cálcio e de ácido úrico pela urina, elevando o risco de cálculos renais. “Esse excesso proteico exige mais trabalho do fígado e dos rins. Diabéticos, hipertensos e quem já tem algum comprometimento renal podem acelerar o desenvolvimento de uma DRC (Doença Renal Crônica). As vitaminas são fundamentais, mas devem ser adequadas às necessidades dos atletas para que se alcance o resultado desejado.”

Nenhum comentário: