05/06/2017

Você sabe o que é análise cromática?



Sabe quando você olha para uma pessoa e acha que a cor de sua roupa combina perfeitamente com o tom dos seus cabelos e sua pele. Que todo o conjunto está em harmonia, parecendo até uma pintura? Então, nada disso é coincidência! Chama-se Análise Cromática, um dos trabalhos desenvolvidos por Consultoras de Imagem, que ajudam a descobrir qual paleta de cores mais combina com diferentes tipos de pessoas. 

Esse é o segredo de beleza de grande parte das famosas, que usam as tonalidades mais indicadas para elas, como por exemplo a hollywoodiana Angelina Jolie, que tem a pele bem clarinha que é favorecida pelos tons de inverno. Já as brasileiras Adriane Galisteu e Gisele Bündchen que tem tons de pele que são favorecidos com cores claras, brilhantes e alegres. Para desmistificar o que é a análise cromática e como ela é feita, a consultora de imagem Juliana Munhoz, respondeu nossas principais perguntas sobre o assunto.


O que é análise cromática?

A análise cromática é uma ciência baseada em fatos. As pessoas podem ser separadas em quatro tipos de grupos. Sempre levando em consideração o tom da pele, a cor dos olhos e o cabelo. Essa análise faz parte da primeira etapa da consultoria de imagem e estilo completa. Ela consiste em identificar quais cores combinam com cada tipo de pessoa.


Como é feita?

Eu utilizo o método Sazonal Expandido. Neste caso, analisamos a temperatura, intensidade e profundidade da pele da pessoa que passa pela análise. Ela é realizada de frente para o espelho com a cliente sem qualquer resquício de maquiagem. A pessoa também precisa estar sem brincos, cordões, ou qualquer acessório.

Para o início do teste, eu sempre monto a minha iluminação especial (que não tem tonalidade quente ou fria, é neutra). A cor da roupa da cliente e a minha são isoladas, porque nesse momento não podemos ter qualquer interferência de cor do ambiente. Caso a cor do cabelo não esteja da cor natural, também isolo, utilizando uma touca. Observando o impacto de cada cor no rosto da cliente, começo a analisar uma por uma de frente para o espelho.


Quais os benefícios da análise cromática?

Fazer uso das cores certas trazem inúmeros benefícios para nós. Elas ajudam a suavizar linhas de expressão, valorizam traços marcantes e deixam o rosto mais iluminado, trazendo aquele efeito aveludado. Consequentemente a mulher se torna mais jovem, já quando você usa as cores erradas, o efeito é totalmente o contrário, podendo deixar a aparência cansada, com ar de abatimento, podem deixar a pele escurecida, além de evidenciar falhas deixando a mulher com aspecto de ter mais idade.


O que acontece depois das cores identificadas?

Depois de identificar a paleta de cores, a cliente recebe esclarecimentos necessários para a utilização de todas as cores que te favorecem no dia a dia. Dicas de como usar, e outros toques importantes. Cada pessoa tem uma cartela de cores, as roupas que você já sabe que não harmonizam com sua coloração pessoal podem ser neutralizadas usando acessórios e maquiagem exata para que o tom não prejudique a imagem mostrada.

A cliente recebe um dossiê de análise cromática para que sempre que surgir uma dúvida, possa consultar as informações se sua cartela específica de cores. O dossiê é composto de todas as informações sobre as cores, maquiagens e acessórios.

Contato da Consultora de Imagem e Estilo Juliana Munhoz: @jujulianamunhoz


Fotos: Divulgação.


Nenhum comentário: