07/08/2015

Sem glúten e sem lactose: Aprenda a fazer o bolinho de batata doce e atum


Uma ótima dica para quem quiser comer um petisco light, sem glúten e sem lactose: Bolinho de batata doce e atum. Peguei a receita no site Bafafá e achei muito rápida e prática pra matar fome.Você pode substituir o atum por uma sobra de salmão grelhado, peito de peru picado ou o que der na telha. Use sua imaginação para variar e aproveitar aquelas sobras na geladeira.

Ingredientes

2 batatas-doces médias (escolha as mais lisinhas)
1 lata de atum em água e sal (light)
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de café rasa de sal
1 colher de chá de azeite (opcional)

Mode de preparar:

Lave bem as batatas e coloque numa panela com água para cozinhar ou asse no forno embrulhadas em papel alumínio até ficarem bem macias. Descasque-as e amasse bem (ou use um espremedor). Acrescente o atum escorrido, os temperos e faça bolinhas um pouco menores que uma bolinha de pigue pongue. Se quiser, pode passar em gergelim, farelo de aveia, temperinhos secos, enfim, o que tiver e for conveniente para sua dieta. Se não passar em nada também fica muito bom. Coloque as bolinhas numa assadeira forrada com papel alumínio ou manteiga (para facilitar na hora de lavar) e untada com um pouquinho de azeite. Leve ao forno quente para dourar. Pronto! É só saborear. Pode congelar mas o ideal é esquentar depois no forno convencional para criar uma casquinha.

Dica: Tenha sempre umas 2 batatas já assadas na geladeira. Elas substituem a vontade de comer pão e podem ser somente grelhadas numa frigideira se ficar com preguiça de fazer as bolinhas. E para fazer a receita, o tempo de preparo fica bem mais rápido.

Fonte: Bafafá

Um comentário:

Neli Rodrigues disse...

Uma ótima dica.
Deve ficar uma delícia.
Aproveitando a visita, que convidá-la pro sorteio no meu blog:
http://www.caprichosbyneli.com/2015/08/sorteio-literario-outlander.html
Bjs