01/09/2015

Conheça os tipos de pilates e descubra o melhor para você


O Pilates é uma técnica voltada para o condicionamento físico por meio de atividades de baixo impacto. A partir de movimentos que promovem o alongamento, o equilíbrio, também estimulando a respiração, o Pilates basicamente tenta fazer com que o aluno utilize o peso do próprio corpo para executar os movimentos.

A ideia é incentivar a reeducação global do corpo através da concentração e da conscientização corporal. A proposta é focar em todos os grupos de músculos, trabalhando o fortalecimento e estabilização dos tecidos musculares centrais do corpo, como os localizados no abdômen, pelve e coluna. Esses, para os profissionais que trabalham com Pilates, seriam os centros de força do corpo, que devem ser alongados e tonificados.

Benefícios do Pilates

Como resultado, além do fortalecimento e tonificação muscular, o Pilates ajuda a melhorar a postura e combate o estresse e a ansiedade por meio do equilíbrio físico e mental. Através da proposição de um conjunto diferenciado de exercícios, prioriza uma maior qualidade nos movimentos do que a quantidade, em busca de um corpo mais revigorado e equilibrado. Dentre as principais doenças que podem ser tratadas por meio do Pilates estão problemas de coluna, como lombalgias, e hérnias de disco, além de espondilóise, desvios de postura como escoliose, lordose e cifose, além de protusão discal.

Tipos de modalidades

Existem diferentes modalidades de Pilates, que possuem algumas especificidades. De maneira geral, ambos os tipos de Pilates trabalham com o peso do corpo e a força da gravidade, a fim de melhorar a postura, ativar a circulação, desenvolver a flexibilidade, a força e a consciência corporal, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação motora.


Mat Pilates: possui um conjunto de movimentos e exercícios que são realizados no solo. Alguns produtos são indicados para essa prática, como bolas de pilates, rolos, halteres, faixas elásticas, anéis tonificadores, discos de equilíbrio flexíveis, entre outros.


Studio Pilates: os exercícios e movimentos são feitos com a ajuda de equipamentos específicos como Ladder Barrel, Small Barrel, Universal Reformer, Wunda e Hight Chair, Spine Corrector entre outros. Esses aparelhos utilizam molas que auxiliam a regular a intensidade e as dificuldades dos movimentos.



Power Pilates: uma modalidade mais moderna, que trabalha com uma maior intensidade de exercícios. Os movimentos exigem mais força e disposição, pois os exercícios são feitos sem intervalos, e com mais rapidez, garantindo um maior gasto calórico. É possível eliminar até 450 calorias em uma hora de aula de Power Pilates (o mesmo que se gastaria em uma aula de Zumba).


Flow Pilates: essa técnica nova utiliza um carrinho acolchoado com rodas que podem realizar giros de 360 graus para a execução dos movimentos. O Flow Pilates conjunta técnicas tradicionais do Pilates com movimentos de dança, por meio de rolamentos e giros. É a melhor técnica para quem não possui muita elasticidade e flexibilidade, mas oferecem os mesmos benefícios para a formação muscular e para a postura, deixando o corpo mais tonificado e ainda queimando calorias.

Nenhum comentário: