03/09/2015

Brincos: Dicas de como organizar e conservar

Veja aqui algumas sugestões de como fazer para que seus brincos durem mais tempo, e aprenda como guardá-los e limpá-los


Brincos são uma tentação para mulheres que adoram se enfeitar e servem para valorizar qualquer produção. Para quem possui muitos brincos, mantê-los sempre organizados é importante, pois vai garantir uma melhor conservação das peças além de facilitar na hora da escolha da joia ideal para combinar com a roupa certa. Veja aqui dicas de como organizar e conservar seus brincos.

Porta-joias são peças tradicionais e o mercado oferece opções de diferentes preços. O ideal é que eles sejam forrados em veludo, camurça, flanela ou algum outro tipo de tecido. O veludo ajuda na conservação de brincos de ouro e prata, mantendo o brilho das joias. Outra opção é utilizar saquinhos de veludo ou TNT para armazenar as peças mais valiosas, o que vai evitar o risco de oxidação pela ação do tempo.

Caso você possua brincos de ouro ou de prata, é importante não misturá-los com bijuterias comuns, que podem danificar as peças. É bom também separar as peças pelo tipo de material, mantendo os brincos de ouro separados dos de prata, o que facilita a organização e a localização da joia desejada.

Existem algumas ideias econômicas que podem ajudar você a manter seus brincos sempre em ordem. Uma solução barata e prática é usar formas de gelo ou porta-talheres de plástico ou acrílico, que possuem divisórias, e podem ser guardados no interior de gavetas.

Se você deseja expor suas joias, outra ideia interessante é utilizar potes de vidros como bombonières (lisos ou decorados), xícaras floridas, taças de cristal, pratos de porcelana, cinzeiros antigos e até fruteiras, que podem ser colocados sobre penteadeiras, prateleiras e cômodas, dando um toque de elegância e criatividade para o seu quarto, servindo como itens de decoração, e deixando seus brincos sempre à mão.

Na hora de guardar, evite o contato direto, seja dos seus brincos ou do porta-joias, com o sol e calor, perfumes e líquidos abrasivos, maquiagem ou quaisquer outros produtos químicos, que podem danificar permanentemente a sua peça. Especificamente no caso de brincos de prata, evite manuseá-los a todo o momento, pois a oleosidade natural das mãos retira o brilho da joia, deixando-a opaca e fosca.

Para limpar seus brincos, você pode utilizar uma escovinha macia ou até mesmo uma escova de dentes, além de água e sabão neutro. Para retirar a poeira ou outras impurezas, basta enxaguar com água limpa e deixar secar sobre uma toalha ou papel absorvente. Para polir suas peças e dar brilho, uma flanela nova e felpuda é o indicado. Brincos de pérola ou madrepérola podem ser limpos também com azeite de oliva ou óleo de amêndoas. Para limpeza de brincos de prata, uma solução econômica é utilizar pastas de dente e esfregar suavemente com os dedos. Isso vai retirar traços de oxidação e renovar o brilho da sua joia.

Nenhum comentário: