01/09/2015

Entenda a importância de usar hidratante corporal no inverno

No inverno a pele precisa de maiores cuidados e hidratação redobrada. O uso diário e regular de um bom hidratante corporal representa também uma forma de prevenir descamações, ressecamentos e descolorações, evitando a perda excessiva de água através da derme. A hidratação constante também evita possíveis fissuras, por meio das quais podem penetrar microorganismos como bactérias e fungos, que causam lesões na pele.

A hidratação também garante mais viço, brilho e elasticidade, garantindo um aspecto jovial, com um tônus mais luminoso e suave. Com a diminuição da umidade do ar nessa época de temperaturas mais baixas, é importante manter a integridade da barreira cutânea, o que vai auxiliar a retardar o envelhecimento precoce e a flacidez. Tire suas dúvidas sobre hidratantes corporais e obtenha uma pele mais hidratada e bonita:

Com que frequência deve-se hidratar o corpo durante o inverno?

O ideal é usar o hidratante no mínimo duas vezes ao dia, preferencialmente após o banho, com a pele ainda úmida. Assim, o produto será melhor absorvido e terá suas propriedades potencializadas, aumentando a hidratação. É importante também evitar banhos demorados e muito quentes e o uso excessivo de sabonetes, que retiram a camada protetora da pele, e beber bastante água (entre 1,5 e 2 litros por dia).


É possível usar o hidratante corporal também no rosto?

O ideal é adquirir dois produtos diferentes, um para o corpo e outro para a face. A pele do rosto é mais sensível que a do restante do corpo e precisa de produtos específicos, mais suaves.

Como o hidratante deve ser aplicado no corpo?

Na hora de hidratar as pernas, passe o creme ou loção desde o tornozelo até a altura do joelho suavemente, em movimentos de vai-e-vem. Já na hora de aplicar o hidratante nas coxas, faça movimentos de baixo para cima, aumentando a pressão. Essa pequena massagem vai ajudar na circulação e também vai auxiliar na absorção do produto. Dê especial atenção aos braços, ombros e colo, pois são as partes mais expostas e, portanto, mais ressecadas. Para os pés, mãos, calcanhares e joelhos, prefira produtos mais hidratantes e encorpados para eliminar asperezas e ressecamentos.

Peles oleosas também precisam de hidratação?

Sim, pois a falta de hidratação pode aumentar ainda mais a produção de sebo, e a pele oleosa também precisa repor a água perdida. Nesse caso, são aconselháveis hidratantes corporais mais fluidos, como loções ou em gel, e ainda cremes sem óleo na composição. Já peles normais e mais secas pedem hidratantes mais densos e cremosos, especialmente os com maior concentração de agentes oclusivos, que são ingredientes mais oleosos que formam um filme protetor sobre a pele, evitando a evaporação da água e a aumentando a hidratação.

Nenhum comentário: